13 de maio de 2009

O EMPRÉSTIMO E A GOLPADA - I

N.B. Foi com agradável surpresa que tive conhecimento deste espaço aberto pelo senhor Carneiro Jacinto para que todos possam exercer os seus deveres e direitos de cidadania, em defesa dos altos interesses da nossa terra. Agradeço desde já esta oportunidade e, se os gestores deste espaço entenderem publicar os textos por mim elaborados, será com muito prazer e honra que colaborarei na iniciativa.



O EMPRÉSTIMO E A GOLPADA - I




Não constituiu surpresa alguma o facto de Isabel Soares e as três “figuras decorativas”, que a acompanham no executivo da Câmara Municipal de Silves, terem apresentado uma proposta em reunião extraordinária da Câmara, para a contracção de um empréstimo no valor de 15 milhões de euros. Assim com não foi nenhuma surpresa a votação que a mesma proposta teve, na Câmara e na Assembleia Municipal.

Surpresa, para muita gente, mas não para todos, foi e é a forma como a “Oposição”(!!!) e em especial o Partido Socialista, à boa maneira do Bloco Central, encarou e encara esta medida de Isabel Soares, que mais não é que uma grande golpada para resolver o problema que a senhora tem, neste ano de campanha eleitoral.

É do domínio público que a Câmara de Silves está falida e que Isabel Soares não tem um cêntimo para fazer qualquer obra.

É do domínio público que Isabel Soares corre o risco de perder as eleições em Armação de Pêra e demais freguesias, se não fizer as obras prometidas há vários mandatos.

É do domínio público que nunca foi preocupação da Presidente da Câmara de Silves, se deve um, dez, mil, um milhão ou vinte milhões de euros; basta olhar para os Orçamentos do Município nos últimos anos para se perceber as preocupações de Isabel Soares: a senhora nunca quis saber se os fornecedores, os empreiteiros, os comerciantes do Concelho, etc. estão com dificuldades pelo facto da edilidade não pagar a tempo e a horas.

Como é habitual, a Assembleia Municipal do passado dia 13 de Janeiro, na qual o empréstimo/golpada foi aprovado, teve uma participação diminuta de munícipes; assim sendo, deixo aqui para apreciação de todos os interessados, algumas respostas de Isabel Soares às perguntas que vários membros da Oposição (!!!) lhe fizeram sobre o pedido de empréstimo:

1. Analídio Brás da CDU: - “Tem a Câmara condições para pagar o empréstimo pretendido?”.

Resposta de Isabel Soares: - “Ainda não há muito tempo contraímos um empréstimo de 3 milhões de euros que não tendo sido pago com relativa facilidade, diria que pagámos sem problemas”.

2. Analídio Brás da CDU: - “Qual a razão porque a Câmara deixou chegar a dívida a estes valores, porque é que não pagou?”.

Resposta de Isabel Soares: - “Ora mas que pergunta, não pagámos porque não tínhamos dinheiro”.

3. Ana Sofia Belchior do PS: - “A relação das dívidas da Câmara apresentada é de 17 milhões de euros, dos quais se diz antecipadamente que os 4 milhões referentes à Viga D’ouro não são para pagar uma vez que estão em contencioso judicial; então porque se pedem 15 milhões? E o diferencial dos 2 milhões que “sobram” são para quê?”.

Resposta de Isabel Soares: - “Como saberá, após a elaboração desta lista de credores, já foram efectuados pagamentos a alguns deles, assim como todos os dias entram facturas na Câmara, para além das obras que temos em curso, nomeadamente a de Armação de Pêra, que terão que ser pagas; portanto esse diferencial tem já o seu destino”.

4. Analídio Brás da CDU: - “Na minha primeira intervenção perguntei à senhora Presidente porque se deixou chegar a dívida a estes valores e porque não foram pagos os empreiteiros e os fornecedores; a senhora respondeu que não pagou porque não tinha dinheiro e confesso que a resposta é demasiado simplista para que a possa aceitar”.

Resposta de Isabel Soares: - “A resposta é simples; se pagasse não tinha dinheiro para fazer as obras que fiz”.

5. Carlos Cabrita do BE: - “Senhora Presidente, constato que a firma de advogados PLMJ não consta da relação de dívidas da Câmara; quer isto dizer que já receberam tudo o que tinham a haver?”.

Resposta de Isabel Soares: - “Bla- bla-bla-bla-bla-bla.”.

6. Membro da Oposição: - “À semelhança do que foi feito em outras Câmaras Algarvias, tem a Câmara de Silves algum plano concelhio para fazer face à crise?”.

Resposta de Isabel Soares: -“Não temos plano nenhum; as situações serão equacionadas conforme vão aparecendo”.

Estas foram algumas das perguntas e respostas que tiveram lugar na passada Assembleia Municipal em que foi aprovado o empréstimo de 15 milhões de euros.

-------Tem seguimento brevemente -------


Américo Cabrita


2 comentários:

  1. Isabel Soares em grande... respostas sem conteúdo... é lamentável o concelho ser governado por pessoas sem capacidade para assumir as funções que exercem!!!

    Marat

    ResponderEliminar
  2. vergonha... ó isabel! o povo dá maiorias mas tambem as tira. isto não é discurso de alguem com responsabilidades politicas, blá blá blá... que falta de respeito!
    isto tem que mudar rapidamente.

    Um direito a voto a votar direito.

    ResponderEliminar

Comente mas com elevação!