13 de maio de 2009

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM SILVES: 3 MULHERES NA CORRIDA

Não fazia parte dos meus planos falar tão cedo das eleições autárquicas no Concelho de Silves: todavia, quando chegaram aos meus ouvidos as movimentações que têm havido por aí; quando badalam alguns nomes de pessoas que me dizem estarem nos planos de alguns cabeças de lista de certos partidos, para integrarem as suas listas; quando já se conhecem os nomes que acompanham a mais que “derrotada” Lisete Romão; e, quando comecei a ver escritas algumas coisas, no mínimo engraçadas, em alguns blogues, não resisto sem escrever algo sobre o assunto.

Começando pelo Bloco de Esquerda: é por demais sabido que será o Eng.º Carlos Cabrita, mais uma vez, “a levar a cruz” na procissão; aliás, missão muito do seu agrado e que só ele com a sua capacidade de trabalho, grande sacrifício e dedicação à causa, é capaz de o fazer. Ainda que o seu partido tenha dado agora um “tiro no pé”, com o seu voto favorável na lei anti-corrupção de José Sócrates e seus boys, é provável que Carlos Cabrita e seus companheiros de luta tenham mais alguns votos daqui a poucos meses mas, não serão tantos como já disse uma vez o ex-arauto do reino Soarista, Artur Linha.

No PCP ou CDU, vulgo Partido Comunista, as coisas não foram fáceis: aliás, a situação arrasta-se, ou melhor, tem vindo a piorar, desde que ficaram órfãos do “brilhante político e carismático líder” José Viola: e mais ainda, com o êxodo dos seus votantes nas últimas eleições autárquicas, em que os Silvenses comunistas de grandes e quase seculares convicções se converteram praticamente quase todos ao PIS (Partido de Isabel Soares).
Neste momento e após equacionados e discutidos vários nomes, recaiu sobre uma mulher a escolha; é inédito, até no país, que os cabeças de lista dos três maiores partidos sejam mulheres: não se pode divulgar ainda o nome, no entanto pode-se revelar que não é Margarida Ramos, mais que não fosse para não fazer essa desfeita ao seu marido, o Vereador “Independente” Manuel Ramos, o qual diz que não está disponível em virtude do cansaço e dos seus afazeres profissionais, embora haja quem diga que não se quer arriscar a ficar mal visto e querer guardar-se para 2013; e o Partido irá nessa? Muito breve será apresentada a lista numa reunião.
Temos contudo que dar a mão à palmatória e dizer que os membros do Partido na Assembleia, bem como o vereador que o representa na Câmara, desempenharam o seu papel como há muito não acontecia em Silves.

O PS de Silves, ou melhor, Lisete Romão e a trintena de militantes que continuam a alimentar a existência de um “Bloco Central” no concelho de Silves, sim os tais que em Outubro próximo, segundo dizem, vão levar uma vassourada do partido, apresentaram, há bem pouco tempo, a lista para concorrerem às eleições autárquicas.
Sabe-se que a senhora bateu a várias portas mas nenhuma se abriu, assim como sei que falou com várias pessoas, que as convidou, e que levou tampas atrás de tampas. Então a senhora estava à espera que o maior “submarino” de Isabel Soares dentro do PS desde 1997, sim estou a referi-me ao Nuno Silva, aceitasse mais uma vez ir na lista? Então quem lhe deu o emprego que tem hoje? Em 2005 estava na lista só para fazer número, ou ainda não percebeu? Abandonou depois a lide partidária …porquê?
O candidato à chefia da Assembleia é novamente João Ferreira: o homem que diz estar cansado, mas que está com qualquer candidato desde que lhe dê um lugar; que ficou “preso” com Isabel Soares, desde que a senhora lhe arranjou um emprego p’ró filho num banco, mas que o rapaz recusou; que come as papas na cabeça da CDU na Assembleia e na Comissão permanente da mesma, até parece que ficaram resquícios dos tempos em que colaborava na elaboração do Programa Eleitoral dos Comunistas e outras recordações de Monchique em tempos de PREC; enfim o homem de mão de Miguel Freitas, provavelmente por recordações quando fez a casa em Armação de Pêra.
O grande trunfo de Lisete Romão, ao que parece, é o candidato à vereação, Mário Maximino, funcionário da EDP, uma escolha à semelhança da líder. A senhora mais uma vez surpreende toda a gente: será que dos cerca de 30 mil eleitores, esse personagem foi o único que aceitou acompanhá-la na lista? Com franqueza!
A grande novidade desta lista da médica Silvense é o Eng.º Fernando Sequeira. Pela forma como este senhor engenheiro pôs em causa em plena Assembleia, academicamente falando, a intenção da Câmara fazer o favor a Carlos Monjardino e a mais quem não se sabe, de comprar a Fábrica do Tomate pelos 2 milhões de euros, parece estarmos em presença de um técnico competente. E de política caro Fernando, em que ponto estamos? E de conhecimento das realidades do concelho nas mais variadas vertentes? E o caro Fernando sabe com quem se está a meter? Olhe que a aposentação tem outras formas bem mais agradáveis para ser gozada que não a política.

O PIS – Partido de Isabel Soares:
A Presidente da maior Instituição de Caridade Social do Concelho de Silves, leia-se, da Câmara Municipal, ao contrário do que muita gente julga, também não tem a tarefa facilitada em elaborar a sua lista. Por mais grotesco que pareça o leque de personagens “altamente qualificados politicamente, profissionalmente com provas dadas, desinteressados, enraizados na sociedade e acima de tudo impolutos”, que acompanham e rodeiam Isabel Soares, pelo seu número excessivo, está a criar dificuldades à senhora em fazer a escolha, principalmente, porque não quer melindrar este ou aquele.

Quantos aos três já agraciados com a caridade e que compõem o actual elenco governativo, Rogério Pinto, Domingos Garcia e José Manuel Alves, a senhora Presidente já fez convite ao conhecido Egas Moniz, mas este declinou a “honra”, pois ainda não consegue enfiar uma agulha no tal sítio, com o susto que apanhou com o caso Viga D’Ouro; acrescentaríamos também que já conseguiu os seus objectivos que eram: construir uma casa, comprar um jeep, empregar e casar o filho e arranjar-lhes emprego e, aumentar a reforma que tinha do Banco a qual não lhe dava para sobreviver. Rogério Pinto, cujo convite da madrinha na altura lhe aliviou momentaneamente os “problemas” que tinha na escola de Armação de Pêra, conseguiu também arranjar emprego para a sua “amiga secretária” e para o filho; este animador de pista e piropeiro mor das meninas da Câmara, tem muitas hipóteses de em Outubro estar de novo no plantel. Após uma preciosa colaboração neste executivo, o José Manuel “Caçapo”, que estava em maus lençóis – praticamente nem reforma tinha – quando I.S. lhe deu a mão, arranjou uma reforma, emprego para a filha e para a sobrinha, vai certamente voltar a escriturário de algum empresário Messinense.

Para as duas ou três vagas que se abrem existem inúmeros candidatos carenciados, no entanto, de todos eles, é o “expert” Tónica Pontes que se aponta como o preferido de Isabel Soares, pelo seu perfil (contorno do rosto visto de lado): após ter sido convidado a desaparecer, pela Direcção do Banco Santander em Portimão, o amigo José António Silva (irmão da senhora) nomeou-o director geral da Fábrica do Inglês e da Alicoop onde tem desempenhado com brilhantismo a sua função (foram ambas à falência).

Fala-se também que o moço de recados daquelas empresas, sim o Luís Luz que veio corrido de Albufeira; mais os olhos e ouvidos da senhora na cidade, sim o “Estimado” das cautelas; mais o pai da Politóloga que entrou na Câmara para recortar os jornais e fazer de bábá das netas da senhora, poderão também fazer parte das listas, especialmente pelos bons serviços prestados à causa Soarista.

De uma das células do PIS – Partido de Isabel Soares - Os Bombeiros Voluntários de Silves, pode vir uma surpresa; aguardemos para ver.

A maior novidade e grande trunfo da senhora dizem ser o regresso de José Paulo de Sousa. Muito longe de ter passado a carenciado pelo facto de a Caixa Agrícola de Messines não lhe ter concedido o lugar na direcção que merecia - como benemérito daquela instituição -, a ganhar 3 mil euros por mês e usufruir de uma viatura topo de gama. O seu regresso, que é aguardado ansiosamente por todos os funcionários, prende-se pelo facto de pretender pagar uma dívida de gratidão e de poder integrar uma lista que nada tem a ver com o PSD, partido ao qual pediu a sua desvinculação.

UM ELEITOR

9 comentários:

  1. Caríssimo Eleitor:

    Análise muito bem feita a sua e que nos deixa a todos suspensos nesta novela de faca e alguidar pela estupidez do pessoal político cá do burgo.
    Este baile mandado promete.Ó se promete.
    Com que então três mulheres à molhada? Agora é que vamos ter peixeirada ao mais alto nível.Sim, porque uma Executiva com provas dadas, uma Médica com provas mais do que dadas e uma Professora com provas dadíssimas - é o que dizem as boas línguas - mais os seus respectivos séquitos são a pura nata do Concelho de Silves. E se a estas se junta o ex-futuro que não me lixem porque lixado já fui e agora quem vos vai lixar a todos sou eu, então, isto promete mesmo.
    Olhe, caro Eleitor, o meu comentário fica-se por aqui devido ao valor do seu post e não pelo tema, que de tão coçado, já cheira mal........E ainda a procissão vai na praça!

    António Figueiredo

    12 Maio, 2009 15:54

    ResponderEliminar
  2. Nuno Silva deixou um novo comentário na sua mensagem "ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS EM SILVES: 3 MULHERES NA CORR...[1]":

    Em primeiro lugar e em defesa do bom nome e das palavras erradamente, quiça propositadamente inseridas no post anterior, venho tecer os seguintes comentários.

    Em primeiro lugar agradecer a publicidade, e a preocupação que evidencia com a minha pessoa, pois já não é a primeira vez que o faz...

    Antes de apelidar alguem de submarino,olhe para si e faça uma análise sobre o que afirma,não se escondendo no anónimato de "um eleitor" e dê a cara,pois senão continua no fundo das águas como um submarino, que fala mal de tudo e de todos, mas que infelizmente não consegue sair do "fundo do mar" e "das redes de agua e esgotos" onde se insere.!!!

    Quanto ao trabalho, não sei a que se refere:
    Ao escritório que tenho em meu nome,.... se calhar foi a Isabel Soares que tirou o curso por mim e me deu o edificio para trabalhar.
    Se for relativamente ás acessorias economico-financeira que faço a empresas de fora do concelho, se calhar também foi a Isabel soares!!!
    Se fala da Santa casa da Misericórdia quando para lá fui já era militante do PS, e concorrido pelas listas desse partido, facto que todos conheciam, felizmente que aquela Instuição tem á frente pessoas com caracter que ligam mais ao profissionalismo do que a questões politicas, que não é o caso de V.Exc.ª O que interessa é o bem estar dos utentes daquela Instituição e os últimos anos isso têm provado.

    Relativamente à actividade política e como frontal e honesto que pauto a minha forma de ser, fui o primeiro a dizer à Dr.Lisete, à 3 anos atrás, que não queria fazer parte das listas tendo-lhe explicado as razões que a mesma compreendeu e aceitou.

    Muito obrigado, pela publicidade, é sinal de que bem ou mal a minha pessoa dá-lhe com que fazer!!!

    Nuno Silva
    Publicada por Nuno Silva em Movimento Servir Silves a 12 Maio, 2009 19:42

    ResponderEliminar
  3. Este foi um candidato a candidato em quem eu nunca acreditei.
    O meu feeling deu-me toda a razão!

    Publicada por Anónimo em Movimento Servir Silves[5] a 10 Maio, 2009 23:58

    ResponderEliminar
  4. O problema do Marketing! Eram 3 mulheres mas só sabemos que são duas, e a terceira não é a mulher do Vereador Manuel Ramos. Quem é, é que não se pode revelar. Dá a sensação que há infiltrados na CDU, PCP ou vulgo Partido Comunista. "Eles andem aí"!?

    A apreciação que mais gostei é sem sombra de dúvida o descanso que dá à consciência dos socialistas, esses sim do centro (agora muito em voga denominado centrão) quando refere que foram os comunistas a votar PSD. Na minha terra que não dista muito de Silves existiram muitos companheiros seus, esses sim a votar no PIS. E fica a curiosidade de ver esclarecido em que período da vida política a CDU não desempenhou o seu papel na Assembleia Municipal. O mesmo não posso dizer da maioria dos membros do PS na mesma, pois até quando um ou outro referia muito acertadamente e pedia contas do que sucede no concelho, a candidata Lisete Romão só faltava pedir desculpa à presidente Isabel Soares pela intervenção dos seus companheiros de bancada.. Pode não ser uma "derrotada" à partida, mas que não é uma candidata credível como factor de mudança, não é!

    Para finalizar, os regressos costumam ser como as sequelas dos filmes, uma desilusão. O enredo fica mais pobre, as personagens não evoluem, aliás facto comprovado por estes mandatos do PIS. Mas se o regresso se dá num contexto diferente... Só se a direita se juntar por Silves como a esquerda?!....... Ou as desvinculações dos partidos significam o ingresso nos partidos opostos?! Não era de admirar. O Durão era do MRPP e acabou no PSD!


    Publicada por Evaristo em Movimento Servir Silves a 12 Maio, 2009 01:51

    ResponderEliminar
  5. Hoje, dia 8 de Maio de 2009, foram anunciadas as praias com Bandeira Azul.

    Armação de Pêra, mais uma vez, não consta.

    O que se passa ? Não há responsáveis ?

    Jorge Vicente

    ResponderEliminar
  6. Caro Carneiro Jacinto,

    Escrevo-lhe este mail depois de ter deixado dois comentários, com o nome Martins, no post “DOIS ANOS DE LUTA” em que se afasta da candidatura à Câmara de Silves. Devo dizer-lhe que não concordo. Por inúmeras razões. Mas antes de mais deixe-me que me apresente.

    Chamo-me António Manuel Martins Ramos, sou natural da freguesia de São Marcos da Serra, apesar de estar a viver e a trabalhar em Faro, na Universidade do Algarve. Tenho 31 anos, sou filiado no PS-Silves
    (...) A minha disponibilidade não é muita para participar nas reuniões do partido em Silves, e digo-lhe que a vontade também não
    (...)Sei que o seu único propósito quando há dois anos demonstrou a vontade e disponibilidade em se candidatar à Presidência da Câmara Municipal de Silves seria única e exclusivamente para ganhar. Mas tem a certeza de que só ganharia com o apoio do PS? E se não ganhar este ano, quem sabe não seja a rampa de lançamento para ganhar daqui a 4 anos?
    (...)

    Caro amigo, vamos em frente! Não há nenhuma luta perdida à partida!

    Um forte abraço,

    António Ramos

    ResponderEliminar
  7. Marat disse...
    O pior que tudo é que o texto relata o conteúdo humano da politica municipal silvense e ficamos com a sensação que no terceiro mundo existem recursos humanos melhor qualificados para assumir com isenção e transparência cargos públicos!!!

    Marat

    12 Maio, 2009 19:05

    ResponderEliminar
  8. 12 Maio, 2009 22:08
    Marat disse...
    Esse Nuno Silva prefere ficar na Santa Casa, porque aí consegue cobrar comparticipações de descendentes de 1.º grau, que são ilegais, e viver à custa duma suposta instituição sem fins lucrativos!!! O rapaz sabe-a toda...

    13 Maio, 2009 18:50

    ResponderEliminar
  9. Boa noite
    O homem abandonou o barco e ninguém mais apareceu a dar ideias ou a dizer mal de alguém.
    De programas ninguém fala, é cedo. Cartazes isso sim são a montes e colocados em locais para peões, mas as candidatas não andam a pé, isto fora o que destruiram para os colocar, mas o contribuinte paga. Passeios esburacados e ruas, são uma desgraça. Sinalização é mentira. Onde se realiza uma especie de feira, ficaram os suportes da feira dos santos a tapar o sinal de prioridade. No dito parque do recinto junto da feira, onde devia de estar á sua saída um sinal de sentido obrigatório para obrigar as viaturas a iram para o lado do Enxerim, alguém o comeu ou se esqueceu de colocar e o que acontece no cruzamento, acidentes e travagens. Nesta cidade(?), querem é festas e de comércio ou qualquer industria para criar emprego, nada faz a edilidade, os desgraçados da Alicoop e outros é que ficam mal, atenção não todos pois segundo parece, um vai para junto da Drª (?), que já ficou com tacho garantido na CMS

    ResponderEliminar

Comente mas com elevação!