13 de maio de 2009

CRÓNICA DE NOVA IORQUE

Começo por agradecer a todos os que tiveram a amabilidade de me felicitar pelo nascimento da minha neta Bruna, a começar pela minha prima Gabriela Martins que aqui publicou um post a este propósito. Não o fiz mais cedo porque, infelizmente, nem tudo correu bem no pós - parto. Agora está tudo ok e é altura de voltar ao contacto convosco.

Vou escrever ao sabor do coração, da razão e do que me vai na alma, sem qualquer preocupação em ser “politicamente correcto”, ou que reacções às minhas palavras poderão provocar naqueles que as lerem.

Continuo triste e amargurado e a acreditar que tinha todas as possibilidades de ganhar a próxima eleição autárquica, com um projecto de mudança várias vezes aqui explicitado. Estou resignado, mas revoltado e sempre que penso no nosso Concelho sinto uma sensação de impotência que me causa um profundo mal - estar.

Constato, com tristeza, que voltámos à estaca zero. Abri este blogue ao debate de ideias e de preocupações e tirando o senhor Américo Cabrita, mais nada. Significa isto que – e digo-o com vaidade – o “safanão” que provoquei com o blogue e a carta que enviei aos eleitores do Concelho de Silves, transformou-se de facto numa realidade concreta goste-se ou não da minha pessoa ou das minhas ideias. Ao sair da corrida eleitoral tudo voltou à “normalidade”.

Mas a verdade é que de boas intenções está o inferno cheio. Quiseram que eu fosse candidato independente e cheguei a julgar que isso poderia suceder, A verdade é que das vontades manifestadas aos actos pouco ou nada se passou. Cheguei a escrever aqui que estava aberto a receber todas as assinaturas necessárias. Nada aconteceu. A verdade é que mesmo aqueles que se diziam meus apoiantes se acomodaram perante a decisão tomada pelo Partido Socialista. Nunca, e em momento algum, senti que existissem condições para avançar com uma candidatura fora dos aparelhos partidários.

A minha consolação é saber que “mexi” com o sistema e atenção que quando falo em sistema não estou a pensar apenas em Isabel Soares e no PSD. A minha candidatura assustou todos os directórios partidários locais e sobretudo o “Partido dos Funcionários da Câmara Municipal de Silves”.

Já o disse recentemente na SIC, e repito-o agora que o PS não me quis como candidato por questões de “aparelho” e de “outros interesses” de que não vale a pena falar agora. A sondagem foi um pretexto e ainda por cima foi mal lida.

Agora Isabel soares está nas suas sete quintas. Não tem que se preocupar com nada, tem dinheiro para gastar, pode acabar todas as suas importantes obras e deixar os últimos quinze dias do seu mandato para fazer campanha eleitoral.

Como aqui escreveu Américo Cabrita – e curiosamente não mereceu a habitual atenção – a aprovação do empréstimo dos 15 milhões constitui o dobrar a finados da oposição. Até dá para comprar a Fábrica do Tomate que só em obras para se adaptar ao que a senhora Presidente pretende custará duas ou três vezes mais do que vai ser pago à Fundação Oriente.

Vamos ter portanto obra sobre obra, incluindo as inauguradas em 2005 e preocupa pouco a Isabel Soares saber onde é que irá buscar o dinheiro para cumprir os encargos com o serviço da divida à banca.

Enquanto militante do Partido Socialista e cidadão de pleno direito deste concelho quero dizer-vos que irei assistir e participar à minha maneira na campanha eleitoral que se avizinha. Sou militante do Partido Socialista, mas antes disso sou cidadão livre e continuarei a exercer, em toda a plenitude, os mesmos direitos de cidadania.

Gostava de terminar esta minha crónica de Nova Iorque dizendo-vos duas coisas:

1 - Não sou, nunca fui, nem nunca serei, homem para desistir nos combates em que me envolvo;

2 - Dito Isto vão ter que continuar a contar comigo e cá estarei para ir à luta sempre que se justifique.

Quero Servir Silves e vou continuar a Servir Silves.


António Carneiro Jacinto

6 comentários:

  1. Primeiro que tudo, muitos parabéns e bem vindo a Silves aonde pertence,por direitos ganhos.Quer servir Silves,como o fez ao longo destes dois anos e deve servir.Cá estaremos,e seremos muitos,felizmente,para ver o que se avizinha e então, também cá estaremos para pedir contas a quem de direito
    Podes,amigo Carneiro Jacinto,contar com mais um sempre que a luta o justifique

    Um abraço e mais uma vez parabéns pela neta

    Raimundo Pereira Gomes

    ResponderEliminar
  2. «A verdade é que mesmo aqueles que se diziam meus apoiantes se acomodaram perante a decisão tomada pelo Partido Socialista.» 2

    07 Março, 2009 23:36

    ResponderEliminar
  3. “Partido dos Funcionários da Câmara Municipal de Silves”?? epá, então isso não é um Partido onde mamam militantes, simpatizantes, famílias inteiras, parceiros de negócios e até membros dos partidos oficiais?
    Dever-se-ia então mudar esse nome para "Partido da Mama Silvense", porque não me parece que sejam só funcionários.
    Necessitamos mesmo de um(a) candidato(a) independente! Até pode ser uma pessoa conhecida e querida de Silves, mas "crescida" o suficiente e que não precise nem de mama nem de chupeta!

    08 Março, 2009 23:44

    ResponderEliminar
  4. Vergonha disse...
    Infelizmente a elevação de quem comentava era muito superior à elevação de quem fingia moderar e assim sendo. o blog, tal como o candidato, a iniciativa fracassou. Lamentável esta política barata que se aprende nas capitais para depois ir fazer na província tomando o povo como estúpido.

    18 Março, 2009 10:41

    ResponderEliminar
  5. Zé Tó disse...
    Então agora o Senhor Carneiro Jacinto vai servir silves pelas bandas de New York!!! Afinal de contas, são todos iguais... O que conta é o tacho!

    01 Maio, 2009 01:07

    ResponderEliminar
  6. Atão, ainda tá in nova iorque?

    03 Maio, 2009 09:45

    ResponderEliminar

Comente mas com elevação!