19 de junho de 2009

EM SILVES UM PROTESTO SEM MUDANÇA

Realizaram-se no passado dia 7 as eleições europeias cujos resultados, consoante as pessoas e os interesses que defendem, têm merecido os mais diversos comentários e têm sido feitas as extrapolações que mais lhes interessam.

No caso concreto da blogoesfera Silvense foi curioso ler o comentário de Adelina Capelo (dizem tratar-se de Avantino Moreira ou de sua filha Sandra – que para o caso pouco interessa -), onde diz: “começou hoje – dia 7 de Junho – a desenhar-se a grande vitória da Dra. Isabel Soares, que vai acontecer em Outubro”.

Atribuir qualquer causa efeito ou efeito causa, como vos aprouver, a Isabel Soares ou para Isabel Soares o facto do PSD ter tido mais votos que o PS a nível regional ou nacional (não é liquido que se possa atribuir aos laranjas qualquer vitória enquanto não se conseguir definir se foi um protesto ou uma vontade de mudança do povo português e isso só nas legislativas ficará claro), é no mínimo um grande disparate, porque:

1. Ninguém no concelho foi votar no PSD, nestas europeias, em função da contribuição que Isabel Soares deu à causa, antes pelo contrário.

2. Ainda resta saber se não passará de uma vitória de Pirro esta do PSD e, na eventualidade de poder vir a traduzir-se em qualquer coisa num futuro próximo, não é liquido que Isabel Soares e o seu PIS venha a beneficiar com o facto, pois sabe-se que os actuais dirigentes nacionais dos laranjas não querem mais misturas com a presidente da Câmara de Silves: porque, para além de muitos outros, tem ainda pendente o chamado caso Viga D’Ouro, avocado há pouco tempo pelo Senhor Procurador Geral da República, pelo facto da Polícia Judiciária ter “adormecido” o processo na gaveta. Não nos esqueçamos porém, que em política, o que é verdade hoje amanhã pode não ser.

Entretanto eis aqui os resultados das eleições europeias de 2009 e de 2004:


RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS 2009 NO CONCELHO DE SILVES

Total de Inscritos: 29676
Total de Votantes: 9711 - 32.72%
Abstenção : 67.28%

PPD/PSD 2388 votos 24.59%
PS 2286 votos 23.54%
PCP-PEV 1543 votos 15.89%
B.E. 1389 votos 14.3%
CDS/PP 606 votos 6.24%

BRANCOS 544 votos 5.7%
NULOS 239 votos 2.46%



RESULTADOS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS 2004 NO CONCELHO DE SILVES


Total de Inscritos: 27796
Total de Votantes: 8793 - 31.63%
Abstenção: 68.72%

PS 4414 votos 50.2%
PPD/PSD-CDS 2101 votos 23.89%
PCP-PEV 1079 votos 12.27%
B.E. 396 votos 4.5%

BRANCOS 226 votos 2.57%
NULOS 150 votos 1.71%


Como facilmente se pode constatar pelas duas votações no concelho, à semelhança do que aconteceu no resto do país, não está clara a intenção de mudança seja do que for, mas é notório o protesto dos eleitores ao Partido Socialista.

Fazer-se uma extrapolação destes resultados para as legislativas e até para as autárquicas, como pretendem as “Adelinas Capelo”, significaria não só que Isabel Soares perderia estrondosamente a sua maioria absoluta, como até a sua vitória estaria em causa e dependente da vontade dos cerca de 30% a mais de abstencionistas que se verificaram no concelho. Nem os novos 1500 votantes, que o Nobel presidente da concelhia de Silves do PSD apregoa como votantes dos laranjas se atreveu a dar um pouco de ânimo à madrinha.

Continuando numa de extrapolação é confrangedor o resultado do PS e o semblante de Lisete Romão na segunda feira seguinte às eleições dizia bem o que lhe ia na alma. Se alguma esperança a senhora acalentava decididamente a enterrou nesse fatídico dia 7.

A votação no Bloco de Esquerda é que parece querer significar algo mais e diria até que poderá mesmo vir a conseguir um vereador na Câmara de Silves.

O PCP, embora com uma ligeira subida está mesmo em queda livre e, se a sua candidata e florida Rosa não desabrochar um pouco mais, arriscam-se, ao fim de 35 anos, a deixar de ter qualquer representante no executivo Silvense.

Mas tudo isto são extrapolações que em nada vão afectar a vitória de Isabel Soares pelas razões explicadas aqui por várias vezes, diria mesmo até à exaustão, as quais não tiveram acolhimento por parte daqueles que se dizem responsáveis e muito menos acolhimento vão ter por parte dos eleitores; uns porque não percebem, outros porque comem à mesma mesa da senhora e infelizmente os outros porque têm medo do desconhecido e ainda mais grave, que sejam conhecidas se não colaborarem ainda que inconscientemente, na ruína em que vai ficar o nosso Concelho.
Um Eleitor